segunda-feira, 3 de março de 2014

As Redes Sociais e o Novo Dinamismo das Informações






           
A força das redes sociais vem aumentando a cada dia, e assim se adaptando cada vez mais ao nosso cotidiano, desde mudanças de hábitos simples como: ao invés de enviar e-mails para a realização de tarefas, mandar uma simples mensagem no Facebook, ou uma ligação por Skype. 


            A partir de atos como esses, vemos que o modo que as informações são transmitidas também está sofrendo grandes mudanças, criando um novo contexto que consequentemente afeta nossa realidade, aumentando a responsabilidade de cada um presente nas redes sociais pelas informações que são transmitidas on-line, porém com a agilidade em que atualizamos nosso Feed de notícias, procuramos ser rápidos com nossas informações, postamos primeiro uma notícia para logo acarretar mais curtidas e compartilhamentos.


        A maior dúvida diante do rápido dinamismo atual é: Até que ponto as informações repassadas são verdadeiras? Até que ponto ser o primeiro nos afeta em não certificar-se da veracidade da informação a ser transmitida? Um grande exemplo são os acontecimentos em que os cidadãos procurando a veracidade nas informações levam à todos a função de compartilhar fatos, e ao levarem a rapidez como característica única de suas informações, não vão atrás da real fonte e então ocorre o grande equívoco de passarem adiante imagens que não se tratam realmente sobre o assunto. A informação ao ser transmitida por formadores de opinião torna-se viral mesmo que equivocada, afetando assuntos de grande impacto ou até mesmo a um país e sua política. 


            As redes sociais adquiriram a nova função de fábrica de verdades, muito poderosa por sinal, devido a sua combinação ao novo dinamismo de informações, onde pesquisar, checar e verificar a veracidade dos fatos não são mais prioridades, mas sim o de postar, curtir e compartilhar.


            Até que ponto essa fábrica de verdades vai se sustentar e vamos sustentá-la? De fato não agrada nada grandes emissoras omitirem informações relevantes, mas também não agrada saber quais fatos são equivocados ou não.
            Cabe a cada um de nós sermos conectados e responsáveis, e se temos a ferramenta de repassarmos informações sem limitações vamos usa-la a favor de nós mesmos e não nos prejudicarmos ao repassarmos o on-line para a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Então deixe aqui seu comentário! =)